Garanhuns e a oportunidade de desenvolvimento sustentável

03

Ilustração 01: Vista atual da Av. Rui Barbosa. Foto do Google.

04Rev01

Ilustração 02: Vista das esquinas da Av. Rui Barbosa. Colagem e desenho sobre foto do Google.

Image

Ilustração 03: Plano viário. Desenho do autor sobre foto do Google.

As cidades médias do interior de Pernambuco – e em particular Garanhuns pelo clima, por sua forma urbana, com um centro vivo, dois parques importantes e umas tantas praças – vivem uma possibilidade de desenvolvimento sem precedentes.

O melhor é que ainda dá tempo não só de manter, como de melhorar a qualidade urbana de algumas destas cidades. Com a desenfreada venda de carros particulares em todo Brasil, a mobilidade – ou melhor, a falta dela – já começa a dar o ar da graça nos horários de pico também nas cidades do interior.

Partindo do princípio que o centro expandido da cidade de Garanhuns estaria conformado pelos bairros do Centro e de Heliópolis, elaborei um esquema de um plano simples que sempre me vinha à cabeça quando me lembrava da cidade da minha infância. Isto não é um projeto, nem tampouco esgota outras possibilidades, é apenas um exercício de reflexão, que para passar ao plano prático necessitaria passar por uma fase de investigação e aprofundamento para confirmação desse argumento.

A idéia se baseia na criação de um corredor exclusivo de ônibus que circularia no interior destes bairros aumentando a presença de pedestres, ciclistas e outros modais não motorizados. Um anel viário externo, possibilitado pela construção de uma ponte, seria criado para melhorar a circulação de cargas destinadas ao comércio local, além do automóvel privado. Haveria apenas dois pontos de cruzamento em toda Av. Rui Barbosa, facilitando o ganho de espaço para pedestres e sombras nas esquinas para estar e convívio da sociedade.

Este tipo de intervenção, que diminui o espaço do carro, limita sua velocidade à confortabilidade e segurança do pedestre, e aumenta o espaço para outros modos de transporte, assim como amplia as áreas públicas de convívio já foi amplamente testado em diversas cidades pelo mundo. Além da urbanidade e a conseqüente segurança obtida com o intenso uso do espaço urbano, é patente o crescimento e o desenvolvimento do comércio nas áreas afetadas.

Isto é só o começo, tenho uma idéia parecida para a Av. Santo Antônio, mas isto será outro post. Que em Garanhuns se desfrute da urbanidade como geradora de qualidade de vida.

PS: Para os que dizem que é impossível, assistam a este vídeo: Como os holandeses conseguiram suas ciclovias?

Anuncios

Acerca de Alexandre Bahia Vanderlei

Alexandre Bahia Vanderlei é mestre em Teoria e Pratica do Projeto de Arquitetura pela Escola Técnica Superior de Arquitetura Barcelona da Universidade Politécnica da Catalunha. É arquiteto do Ministério Público de Pernambuco e também atua no setor privado com especial interesse nos projetos de habitação e concursos públicos de arquitetura. Atualmente vive em Barcelona e participa como aluno do programa de doutorado em projetos arquitetônicos da ETSAB-UPC.

  1. Francisco Fitipaldi

    Muito bom. Parabéns.

  2. Herculano de Oliveira Filho

    parabens é destas atitudes que valem ter jovens talentosos em nossos governos e autarquias não aos cabides de emprego que so trazem prejuizos ao povo brasileiro.

  3. Alexandre Capitó

    Que legal. Excelente projeto e planejamento. Parabéns!!

  4. Luciene Moroni

    Simplesmente GENIAL!!!! Muito interessante, com a execução desse Projeto Garanhuns poderá ser exemplo de qualidade de vida, de modernidade em urbanismo sustentável pelo interior de PE? Parabéns ao Arquiteto , que este seja bem aplicado, proporcionando mobilidade com segurança e praticidade . . Parabéns mesmo!!!! Vamos compartilhar para que este realmente chegue às autoridades competentes para fazer valer inclusive enaltecer um filho de Garanhuns que merece ser destacado pela valiosa contribuição para o desenvolvimento da nossa cidade.

  5. Genair

    adorei espero que os governantes vejam e o chame logo para fazer uma obra tão importante,pois já sofremos mto com a mobilidade nos horários de pico.Parabéns

  6. Ana Maria Moteiro

    Alexandre adorei!!! Seu trabalho é sempre da melhor qualidade, surpreendente… Ana Maria

  7. Lea Cavalcanti

    Muito boa a reflexão.
    Acredito que é assim mesmo, pensando e projetando, que as coisas acontecem.
    Uma histporia muito da boa essa de se pensar novos desenhos urbanos em cidades menores que servirão de exemplo para as maiores. Uma contramão interessantíssima.

    Lea

  8. Roberto Maia

    Toda proposta mesmo que apenas para discussão e reflexão merece a atenção e apoio de todos. Fico feliz Alexandre saber que vc mesmo distante, continua preocupado com as questões de sustentabilidade e mobilidade da nossa querida Garanhuns. Como arquiteto e com data marcada para retornar à terrinha, após convite da prefeitura para compor equipe da Sec. de Planejamento, espero que possamos trocar experiencias e tenhamos sempre um canal livre para discussão de propostas e sugestões. Prazer em revê-lo e mande notícias sempre. Um abração do amigo Roberto Maia.

  9. Fico orgulhoso de um dia ter trabalhado junto com você Alexandre. Espero que esse conceito de mobilidade urbana tão sólido na Europa venha a ser implantando no Brasil o mais rápido possível e que nossos governantes passem a olhar a cidade como um espaço livre e de convivência agradável para todos os tipos de modais. No caso das capitais o desafio é maior, porque já “cresceram” de forma desordenada e sem planejamento, mas no interior a situação ainda pode ser revertida através do aprendizado com os erros das grandes metrópoles. Espero que as construtoras entendam de uma vez por todas que os prédios residenciais não são atraentes para os consumidores se o entorno urbano for caótico e que a mobilidade facilitada e aliada a sustentabiliadde fará com que seus lucros aumentem, pois a economia gira entorno dos serviços oferecidos em cada bairro.

    Um forte abraço, Otávio Galindo

  10. Ana Bahia Vanderlei

    Ana Bahia
    Parabéns,Alexandre.Que bom que você se preocupa com nossa amada cidade propondo soluções para problemas tão comuns como mobilidade hoje em dia.Espero que seu alerta e sua visão sejam aproveitados por alguem que pense como você.Um abraço meu filho, estou orgulhosa de você.Sua mâe.

  11. Luna Neto

    Parabéns Alexandre muito me orgulha em ver o amigo um profissional de respeito, espero que Garanhuns tire proveito dos seus conhecimento.

    Abraço Luna Neto.

  12. Noar

    Bacana, mas antes disso, saneamento básico até nos bairros nobres. Tem que começar por aí, depois educação, por fim, sonho…

  13. Raphael Felix

    Estou deixando aqui o meu primeiro comentário. Sem dúvida esse é um dos melhores blogs que já li… e olha que descobri por acaso! Já está nos meus feeds!

  14. Pingback: GARANHUNS E A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL . POR : ALEXANDRE BAHIA VANDERLEI | Modulação

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: